Ciro Gomes afirma corretamente que a reforma da Previdência proposta pelo governo Bolsonaro é um crime

O ex-ministro Ciro Gomes, candidato do PDT a presidente nas eleições do ano passado, disse nesta quinta-feira, 21, que a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro, que na prática retira a aposentadoria de milhões de trabalhadores brasileiros, tem dispositivos “flagrantemente criminosos”.

“Reduzir benefícios de um senhor de 70 anos, de uma senhora de 65 anos que está doente de um salário mínimo para 400 reais é simplesmente um crime intolerável e não vamos aceitar em nenhuma hipótese”, disse Ciro.

Para Ciro, o aumento “abrupto” da idade mínima para a aposentadoria desconsidera o Brasil real. “É razoável que alguém que trabalhe no ar-condicionado, de gravata tenha a idade mínima igual à de um trabalhador rural, que saiu 5h30 da manhã com enxada nas costas, e que não tem expectativa de vida de mais que 66 anos?”, questiona o pedetista.

A reforma da Previdência iguala as idades mínimas de aposentadoria rural para homens e mulheres, aos 60 anos, e a contribuição mínima passa a ser de 20 anos. Atualmente, trabalhadoras rurais podem se aposentar aos 55 e o tempo de contribuição é de 15 anos.Já no caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC), voltado para idosos e pessoas com deficiência, a PEC estabelece que ele só continuará sendo de 1 salário mínimo para deficientes e para idosos em condição de miserabilidade a partir dos 65 anos. Para os demais, a renda mensal evoluirá ao longo das idades: a partir dos 60 anos, o benefício será de 400 reais, subindo a 1 salário mínimo aos 70 anos.  (Com o 247)

Assista à declaração de Ciro Gomes:

Vídeo incorporado

Ciro Gomes

✔@cirogomes

Sobre a Reforma da Previdência:
“algumas coisas são flagrantemente criminosas”.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Orkut
  • email
  • Add to favorites
  • Blogger

About Francisco Castro

Economista, especialista em finanças públicas e mestre em economia.
This entry was posted in Carreira Profissional, Economia, Política. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>