A falta de ética está presente no cotidiano da imensa maioria das pessoas, embora muitos não admitam isso

O comportamento ético que as pessoas praticam em casa, no trabalho ou na sociedade de maneira em geral merece uma reflexão. Na verdade, a ética está baseada na prática do bem, de fazer tudo de forma correta  e sempre fazer a coisa certa independentemente das circunstâncias e das pessoas envolvidas. Não se pode admitir desvios nesse caminho. Muitas pessoas se vangloriam de que são as certas, são éticas e que somente praticam o e que para elas falar sobre ética é “chover no molhado”. A maioria pensa que só elas são as certas e que possuem acentuados princípios de moralidade e decência e respeito aos outros. 

Infelizmente, isso não é verdade na imensa maioria dos casos. Não tenha dúvida que o mundo seria muito melhor e as pessoas teriam menos sofrimentos se todos fizessem pelo menos uns 10% do que acham e pensam sobre suas atitudes. Por exemplo, nas empresas é bastante comum ver situações corriqueiras onde funcionários não passam informação vital ao seu superior ou colegas simplesmente para ofuscar/atrapalhar o trabalho do outro ou para tentar “puxar o tapete”. Muitas vezes, fazem isso porque querem ter o prazer de atrapalhar ou apenas em razão da antipatia mediante pedidos de cumprimento de serviço ou qualquer causa pessoal e particular que nem deveria entrar nesta equação. 

Existem muitos exemplos que podem ser facilmente demonstrados com falta de ética e que são praticados cotidianamente nos mais diferentes ambientes, sejam de trabalho ou até mesmo entre amigos e familiares. Se em um escritório com 3 pessoas, uma das três cadeiras é mais confortável do que as outras, pode ter uma  briga para ver quem chega mais cedo para ficar com ela. Exemplo como esse e milhares de outros parecidos podem ser entendidos perfeitamente como falta de ética. Sempre que alguém deixa de fazer algo, uma outra pessoa estará sendo sobrecarregada, estará tendo prejuízo, uma perda. 

Pessoas que somente porque tem um cargo maior do que a de outra pessoa, as destrata e às vezes até a humilha; pessoa que sabe mais do que outra ou que tenha diploma que a outra não tenha e por isso a trata como se fosse um ser inferior; superior que trata o subordinado com se esse fosse um servo, um escravo, um empregado que não obedece às ordens do chefe, enfim, existe uma infinidade de situações em que a falta de ética se faz presente nos mais diferentes momentos de nossas vidas e muitas vezes nem nos damos conta disso. 

A falta de ética está presente em todos os momentos no trânsito, nas repartições públicas e privadas, nas casas das famílias. Ela se faz presente desde as formas mais sutis e singelas, como deixar de responder uma mensagem, que muitas vezes nem nos damos conta até da forma mais cruel, dolorida e desgastantes quando ferimos pessoas sejam fisicamente ou psicologicamente. Seja ela uma simples mensagem que você deixa de responder alegando falta de tempo é uma forma cruel de falta de ética, pois faltou respeito ao próximo.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Orkut
  • email
  • Add to favorites
  • Blogger

About Francisco Castro

Economista, especialista em finanças públicas e mestre em economia.
This entry was posted in Diversos, Economia, Política. Bookmark the permalink.

2 comments on “A falta de ética está presente no cotidiano da imensa maioria das pessoas, embora muitos não admitam isso

  1. ellizania tito gonçalves on said:

    falta de etica e cometer um ato errado que sabemos que podemos prujudicar as pessoas,a etica nao cometemos so em casa mais em varios lugares que podemos imaginar,a falta de etica pode acabar prejudicando as pessoas que mais gostamos ou odiamos

  2. Roberto jamacaru de Aquino on said:

    Li seu texto, por sinal, muito bom.
    Porém a concentração foi prejudicada excessivamente pela constante invasão de comerciais que, já no início, cobriu a metade da tela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>